quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Londres

Oi minha gente, como vocês estão?

Eu sei que estou sumida, mas meu editor pifou de novo :( 
Acabei desistindo do filme e resolvi fazer um post com fotos. Caso eu consiga fazer o vídeo, post aqui mais pra frente.

Em relação ao post de hoje, falarei um pouco de Londres, espero que gostem e qualquer dúvida deixe aqui nos comentários :)

“Londres (em inglês: London) é a capital da Inglaterra e do Reino Unidos. É uma importante cidade global e é um dos maiores, mais importantes e influentes centros financeiros do mundo. Londres tem uma gama diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas. Em julho de 2007 a população oficial era de 7.556.900 habitantes dentro dos limites de Londres, tornando-se o município mais populoso da EU. O metro de Londres, administrado pela Transport for London, é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo; o Aeroporto de Londres Heathrow é o aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais e o espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do qualquer outro centro urbano do mundo.” Mais AQUI! 



Se você gosta de cidade grande e bastante movimentada, com certeza irá gostar de Londres. 
Ela é uma cidade incrível, cheia de atrações.
Cada ponto da cidade é uma descoberta, um misto de realeza europeia e metrópole.

Voo Aéreo: easyJet
Lisboa-London: €90,45
Chegada: Londyn Gatwick (North Terminal). De lá, ou você pega um ônibus para o centro de Londres ou vai de trem. Os trens só saem do terminal sul. Para ir ao terminal sul você sobe até o segundo andar do terminal norte e entra em qualquer comboio que vai para South Terminal (terminal sul). No terminal sul você pode comprar um ticket e ir de trem para o centro de Londres (menos de £20). 

O hostel que eu fiquei era um pouco longe do centro, cerca de 30min de metro/trem, mas como o transporte público de Londres é super eficiente, isso não foi um empecilho.
Eu fiquei numa rede do Hostel St Christopher's Hammersmith (3 noites: €61), que eu sinceramente adoro, pois possuem um bom preço, os quartos são agradáveis, os banheiros são limpos e há café da manhã (ótima opção para quem quer gastar pouco).

Endereço: 
St Christopher's Hammersmith
28, Hammersmith Broadway
Hammersmith
London
England
p. +44208 748 5285
f. +44208 748 7461
email: bookings@st-christophers.co.uk

Em relação ao transporte, nem preciso falar…tudo MUITO pontual e com um preço acessível (ticket menos de £8 a diária ilimitada).
Por ser uma cidade grande, Londres possui certas características de SP, como: muita gente na rua, principalmente em horário de pico, sem falar da constante pressa, que na minha opinião deu uma boa agitada no tour.. hehe


Para os mochileiros de plantão, reserve pelo menos 5 dias de seu roteiro para ficar em Londres. Eu fiquei 3 dias e não consegui fazer tudo o que eu queria, mas deu para aproveitei bastante o lugar. ADOREI!
Voltaria fácil!

O roteiro a seguir são algumas sugestões de passeios que fiz...lembrando que não consegui fazer tudo que a cidade oferece.
Uma dica boa é ir nos lugares do seu maior interesse e depois visitar os de menor interesse.

DICA: Não deixe de visitar os imensos parques “reais” distribuídos pela cidade. Além de serem lindos, é uma ótima opção para descansar, fotografar, fazer piquenique e alguns exercícios.

Clima
O dia 22 de março marca o início da primavera no hemisfério norte, assim o clima nesta época já começa a ser mais agradável. Em termos de chuva, em média há em março quase 10 dias com mais de 1 mm de precipitação. Os dias são bem mais longos: o sol nasce por volta das 6:30h e se põe por volta das 18:00h. Na última semana do mês de março, com o início do horário de verão europeu, só começa a escurecer depois das 19:00h. As primeiras flores começam a aparecer e a cidade começa a acordar depois do inverno. Para nós brasileiros, que não estamos acostumados com invernos rigorosos, a temperatura ainda está bem baixa.
Temperatura máxima média: 11,4°C
Temperatura mínima média: 3,9°C
Precipitação: 41,6 mm

Mas não se enganem, o verão é quente. Eu fui no mês de julho e quase morri de calor!

Dica: Prefiro viajar pela Europa no verão. O clima é mais agradável, as cidades são mais alegres e coloridas e se consegue aproveitar melhor os passeios.


ROTEIRO

Westminter Abbey (estação de metrô de Westminster - linhas Circle, District e Jubilee)
Igreja mais importante da Inglaterra, onde está o Relógio Big Ben.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira de 9:30h às 16:30h, quarta-feira até as 19:00h, sábado de 9:30h às 14:30h. No domingo, a abadia está aberta somente para missas.
Só é possível entrar até uma hora antes do horário do fechamento.
Ingresso: £18,00 para adultos
Dica: adquira o audio-guia disponível em português (europeu), é grátis para fazer a visita guiada que dura cerca de uma hora.

 
 
 
 

Saindo da abadia, vá caminhando para o Palácio de Buckingham.
Distância: 1 km

Buckingham Palace
Horário: Troca da guarda no Palácio de Buckingham em março de 2013: dias ímpares (1, 3, 5, etc.) às 11:30h. 
Mas não chegue em cima da hora, pois é difícil encontrar um bom lugar.

 
 

Do Palácio de Buckingham, caminhe pela linda avenida The Mall até a Trafalgar Square.
Distância: 1,2 km.

Trafalgar Square
A Trafalgar Square é o coração de Londres, onde acontecem as grandes festas e também as grandes demonstrações, sob a guarda dos leões e do Admiral Nelson. É lá que fica a National Gallery, nossa próxima parada.

National Gallery
Horário de funcionamento : Diariamente de 10:00h–18:00h, Sexta-feira 10:00h– 21:00h
Ingresso: gratuito
Dica: faça um tour guiado gratuito pelas principais obras da galeria, diariamente às 11:30h e 14:30h, ou adquira o audio-guia (£3,50), disponível também em português europeu. Os tours tem a duração de uma hora.

Saindo da Trafalgar Square, desça a avenida Whitehall. Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e é por isso considerada o centro administrativo do governo. Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards e pela Banqueting House à esquerda. Logo após, está a entrada da famosa Downing Street à direita (residência oficial do Primeiro Ministro). No meio da rua há um monumento em homenagem aos mortos nas guerras (Cenotaph). Você chegará de volta ao prédio do Parlamento, mas dessa vez atravesse a ponte de Westminster para continuar o passeio.

Distância da Trafalgar Square ao London Eye : 1,4 km.

London Eye
A famosa roda-gigante, com volta de 30min.
Estação de metro: London Bridge (Jubilee Line)
Horário: 10:00h às 20:30h (até 21:30h em julho e agosto)
Ingresso: a partir de £18,60 (com desconto se comprado online, com no mínimo um dia de antecedência). Podendo também ser adquirido na loja do órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha, Visit Britain, por £30,00.

 

Ao lado da London Eye fica London Dungeon: 20m

The London Dungeon
É um museu interativo, onde conta histórias de terror que aconteceram em Londres, ele usa uma mistura de atores ao vivo, efeitos especiais e passeios.
Estação de metro: London Bridge (Jubilee Line)

Dica: eu comprei meus ingressos AQUI! site super seguro com os melhores preços para os ingressos combinados.


Southbank
Passeie pelo calçadão da margem sul do Tâmisa, entre o London Eye e a ponte de Waterloo, passando pelo Southbank Center.

 

Harrods 
Como chegar: metrô de Knightsbridge (linha Piccadilly) – saída para a Brompton Road
A famosa loja de departamentos, localizada nos números 87 -135 da Brompton Road, permanece aberta de segunda a sábado das 10:00h às 20:00h e aos domingos de 12:00h às 18:00h.
Mesmo que você não esteja querendo fazer compras, dê uma passada pelo Food Hall, a maravilhosa ala de alimentação da loja.

Distância da Estação Knightsbridge: 200 metros

Sugiro que você escolha um museu para visitar, entre os três de South Kensington:

Victoria & Albert: museu de arte e design, onde não são exibidas somente pinturas e esculturas, mas artefatos das mais diversas culturas, incluindo cerâmicas, mobiliário, moda, jóias, fotografias, tecidos, objetos em metal, vidro e muito mais. Destaque especial para a coleção de modo, joias e acessórios.
Horário: aberto diariamente de 10:00h às 17:45h (sextas-feiras até às 22:00h)
Distância da Harrods: 600 metros

Natural History Museum: mais 70 milhões de espécimes, de microorganismos a esqueletos de dinossauros, mamutes e baleias, formam o maior e mais importante acervo de história natural do mundo. O prédio também é impressionante. Em toda a decoração interna e externa do museu aparecem detalhes que nos lembram a diversidade biológica do planeta.
Horário: aberto diariamente de 10:00h às 17:50h (última entrada às 17:30h)
Distância do V&A: 400 metros.

Science Museum: Centenas de milhares de objetos, de microchips a aeronaves, registram as mudanças tecnológicas, científicas e médicas desde o século dezoito. O museu conta também com uma sala de cinema IMAX, exibindo filmes em 3D, com ingresso a £10,00 para adultos.
Horário: aberto diariamente de 10:00h às 18:00h (última entrada às 17:15h)
Distância do Natural History Museum: 600 metros

Os três museus têm entrada gratuita e permanecem fechados nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.

Royal Albert Hall e Albert Memorial
A ideia aqui é apreciar e fotografar estes dois tributos ao Príncipe consorte Albert, marido da Rainha Victoria: o Royal Albert Hall, uma sala de espetáculos redonda, e o Albert Memorial, uma extravagância gótica da era vitoriana.
Distância do Science Museum: 600 metros


Kensington Gardens
Kensington Gardens nada mais é que a porção oeste do Hyde Park. É um lindo refúgio no meio da cidade, lugar ideal para a corrida matinal, o piquenique na hora do almoço e, quando o tempo ajuda, para tomar sol e relaxar.
Total de caminhada: aproximadamente 3 km

 

St. Paul’s
St. Paul’s é a catedral onde foi realizado o casamento de Charles e Diana. O prédio é a obra prima do arquiteto Sir Christopher Wren. Para uma vista espetacular, você pode subir até a cúpula da Catedral, a mais alta está a 85 metros do chão.
Horário: de segunda a sábado de 8:30h às 16:30h (última entrada às 16:00h)
Ingresso: £15,00 (adulto), pode ser adquirido online.
Incluído no preço do ingresso estão audioguia em 12 idiomas, inclusive em português e tours guiados (em inglês) que acontecem diariamente às 10:45h, 11:15h, 13:30h e 14:00h, com duração de 90 minutos.

Da Catedral, siga em linha reta e atravesse o rio Tâmisa pela ponte Millenium, que termina na porta da Galeria Tate Modern.

Tate Modern
A galeria abre às 10:00h (entrada gratuita) e, além da exposição permanente, sugiro que você vá ao Turbine Hall, onde sempre tem uma instalação bacana, e depois ao restaurante localizado no 7º andar. De lá é possível ter uma bela vista de toda a área financeira de Londres, conhecida com a City.

Saindo da Tate Modern, se você for para a direita, poderá ver o Shakespeare’s Globe. Em frente ao Globe está o píer Bankside, de onde saem barcos com destino ao píer Tower Millenium (direção “eastbound”) que, como o próprio nome indica, fica próximo à Torre de Londres. O trajeto é percorrido em menos de 10 minutos e, no caminho, você verá, além de outras coisas, o HMS Belfast, um navio da II Guerra que hoje é um museu aberto para visitação, um prédio esquisito em forma de capacete, que é a prefeitura de Londres e obviamente, a ponte cartão postal da cidade, a Tower Bridge.
Dica: comprar um passe para o dia (“River Roamer“) que dá direito a desembarcar em qualquer píer, visitar o entorno, e embarcar em um próximo barco da mesma empresa. Custa £9,10 para quem tem o Travelcard e £ 13,60 para quem não tem.

Tower of London
Horário: terça a sábado de 9:00h às 17:30h; domingo e segunda de 10:00h às 17:30h
Ingresso: £20,90 (£18,00 se comprado online) para adultos. Você pode também adquirir seu ingresso na loja do órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha, Visit Britain por £31,00. Caso esteja acompanhado, você pode aproveitar da promoção 2 for 1 e adquirir dois ingressos pelo preço de um.

Em uma visitinha rápida, você pode:
Apreciar as 23.578 pedras preciosas que compõem as joias da coroa, um dos maiores destaques da visita à Torre de Londres; Visitar a White Tower, construída por William, o Conquistador, que hoje abriga a coleção das Armas Reais; Conhecer a luxuosa decoração do interior do Palácio Medieval, onde Reis e Rainhas da idade média se hospedavam; Ver os 7 corvos que habitam os precintos da Torre de Londres.
Dica: antes ou depois da sua visita à Torre, caminhe em direção a Tower Bridge, passe por baixo dela e chegue a uma marina chamada St. Katharine's dock. Lá você pode almoçar em um dos bares, pubs, cafés e restaurantes com uma linda vista para a ponte e a margem sul do Tâmisa.

Greenwich
Declarado patrimônio mundial pela Unesco em 1997, “Greenwich Maritime” compreende os prédios e o parque próximos às margens do Tâmisa. O Old Royal Naval College é onde se encontra o Painted Hall – uma sala de jantar barroca projetada por Christopher Wren e pintada por James Thornhill. O national Maritime Museum abriga a maior coleção de arte marinha do mundo, além de reunir a história de mais de 500 anos de convivência entre o povo britânico e o mar.
Dica: não deixe de ir ao Royal Observatory. Além da vista espetacular de Londres, é no pátio do Observatório (conhecido por Meridian Courtyard) que está a linha do primeiro meridiano, que marca a longitude 0° e é a divisão entre os hemisférios ocidental e oriental.
Horário de funcionamento: Old Royal Naval College, National Maritime Museum, Queen’s House e Royal Observatory – abertos diariamente entre 10:00h e 17:00h (última entrada às 16:30h).
Ingresso: Entrada gratuita para todos, exceto no Meridian Courtyard e Flamsteed House (partes do Royal Observatory), em que o ingresso anual custa £7,00 para adultos.

British Museum
Início do percurso: Estação Russell Square (linha Piccadilly). Há outras estações mais perto do British Museum (Holborn, Tottenham Court Road), mas acho que a caminhada pela Russell Square é mais simpática. Este museu espetacular dispensa apresentações e você pode passar anos visitando o acervo.
Horário de funcionamento: de 10:00h às 17:30h; sextas-feiras aberto até as 20:20h
Entrada gratuita

Distância da estação Russell Square ao British Museum: 800 metros

Saindo do museu vá caminhando até a Shaftesbury Ave., uma avenida cheia de teatros, e entre na Monmouth St. Você estará na região de Covent Garden e chegará a Seven Dials.

Seven Dials
Além de ser o nome da confluência de 7 ruas, Seven Dials também denomina uma simpática região conhecida pelas lojas bacanas, brechós, bares e restaurantes. No centro da rotatória, um lindo relógio de sol, colocado no local originalmente em 1694. No final dos anos 1980, a área foi toda modernizada e o relógio voltou a seu lugar depois de uns anos de ausência.

Distância do British Museum a Seven Dials: 600 metros

Saindo de Seven Dials, siga na Monmouth Street, que continua como Upper St. Martin’s lane e entre à direita na Cranbourn Street. Atravesse a Charing Cross Road (ou passeie por ela para conhecer Cecil Court) e continue até chegar na Leicester Square, a praça onde ocorrem os grandes pré-lançamentos de filmes na cidade.

Leicester Square
Em uma das laterais da praça há uma central de vendas TKTS que oferece descontos para as peças e musicais em cartaz. Os ingressos são vendidos para apresentações no mesmo dia ou até uma semana de antecedência. Sugiro que você escolha um musical para terminar sua estada em Londres em grande estilo no West End.
Horário de funcionamento: segunda a sexta de 10:00h às 19:00h; sábado de 11:00h às 16:00h.

Distância de Seven Dials a Leicester Square: 500 metros

Volte para o outro lado da Praça, e pegue a ruazinha à direita, Swiss Court ,atravesse a Whitcomb Street e continue na Coventry St. que te levará diretamente até Piccadilly Circus.

Piccadilly Circus
Piccaddilly Circus é onde se encontram algumas avenidas importantes da cidade: Shaftesbury Av., Regent St, Piccadilly. Uma área super movimentada, mas sempre dá para tirar uma ou outra foto da estátua de Eros, dos letreiros eletrônicos e da confusão de turistas que se misturam aos locais.

~
Distância de Leicester Sq. a Piccadilly Circus: 400 metros

De Piccadilly Circus, há vários caminhos a seguir, todos bem interessantes. Para ir direto, siga a Regent’s Street até o cruzamento com a Oxford Street, o chamado Oxford Circus. Para ir perambulando pelo comércio mais fino da cidade vá por Piccadilly e suba a Bond Street até a Oxford Street.

Distância de Piccadilly Circus a Oxford Circus: 900 metros

Oxford Street
Na Oxford St. estão reunidas as grandes lojas de departamentos de Londres e todas as outras cadeias de lojas do Reino Unido. Mas vou logo avisando, quem não gosta de muvuca e confusão, pode pular esta parte! As lojas principais estão na parte da rua à esquerda de quem vem de Piccadilly pela Regent’s Street e o comércio se estende até a estação de metrô Marble Arch, já próximo ao Hyde Park.
Dica: entrar no bequinho que leva a St. Christopher’s Place onde dá para descansar um pouco, tomar um café, etc. e depois seguir para a Wallace Collection. Se você, no entanto, quiser ir direto para o museu de cera Madame Tussauds, pegue a linha Jubilee (cinza) do metrô na estação Bond Street e desça na estação Baker Street, pertinho do museu.


De Oxford Circus à Wallace Collection: 1Km

Wallace Collection
Uma jóia escondida no centro de Londres, este museu/galeria exibe uma coleção de obras de arte, móveis e porcelanas reunidas nos séculos XVIII e XIX pelos donos do lindo palacete. A coleção, juntamente com o palacete, foi toda doada ao povo britânico em 1897. É um museu relativamente pequeno, o que o torna bem simpático, que abriga obras de pintores como Titian, Rembrandt, Hals (The Laughing Cavalier) e Velázquez.
Horário de funcionamento: diariamente de 10:00h às 17:00h. Fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.
Endereço: Hertford House, Manchester Square, London, W1U 3BN
Entrada gratuita
Dica: Da Wallace Collection você pode ir caminhando pelas ruas de Marylebone até o museu de cera Madame Tussauds. Ótimo passeio.

Madame Tussauds
O museu de cera normalmente fecha às 17:30h, mas nos meses de julho e agosto e em outras datas especiais chega a ficar aberto até as 21:00h. Você pode comprar online um ingresso chamado “late saver” que é bem mais barato (50%) que o normal e permite acesso ao museu após as 17:00h (fora do pico) e após as 18:00h no verão e dias em que o museu fecha mais tarde.
Horários: 22-25-26/03: 9:30h às 17:30h e 23-24/03: 9:00h às 18:00h
Dica: eu comprei meu ingresso AQUI! site super seguro com os melhores preços para os ingressos combinados.


Da Wallace Collection à Madame Tussauds: 900 metros

Próximo dali fica o museu do Sherlock Holmes, que você pode ir facilmente a pé.

Sherlock Homes Museum
Aberto todos os dias, exceto no Natal, das 9:30h às 18h
Ingresso: £8 adulto e £5 crianças até 16 anos
 


Plataforma 9 ¾
Fica na estação de metro/trem King’s Cross St. Pancras.
Sinceramente não tem nada demais. É uma parede onde podemos tirar fotos. Há também a loja da marca, mas tudo muito caro.

Tour do Harry Potter
O estúdio não fica na área central de Londres, mas em uma região bem próxima.  Recomenda-se pegar um trem partindo de Euston para Watford Junction, uma jornada de aproximadamente 20 minutos. Lembre-se: a viagem dura 20 minutos no trem direto. Há opções mais demoradas, com paradas em outras estações. Fique esperto para não se atrasar. De lá, um ônibus especial (cobrado à parte, mas de valor bem reduzido) o levará diretamente para o estúdio. Recomenda-se chegar a Watford Junction no mínimo 45 minutos antes da hora marcada no ingresso
Tabela de preços: AQUI!

Abbey Road
Rua da Abadia é o significado em português de Abbey Road. Naquela rua simples, muito tempo atrás, havia um mosteiro e daí veio o nome. Mas a fé nunca deixou o lugar. Depois da abadia, o estúdio eternizado pelo álbum homônimo transformou o local em templo de adoração de uma religião de seguidores fanáticos pelos Beatles.
O Abbey Road Studio já era famoso no meio musical por sua qualidade, mas ninguém havia colocado seu nome em um disco. Os Beatles  o fizeram, e este se tornou o mais disputado estúdio do planeta.
Estação de metrô: St John’s Wood (Jubilee Line). Saia da estação, atravesse a rua e siga pela Grove End Road por 5 minutos. Você chegará à esquina com a Abbey Road.


Noite
À noite, sugiro uma ida à região de Covent Garden. Passeie pelas ruas e escolha um pub para experimentar uma boa cerveja. Ou pegue o metrô para a estação Angel (linha Northern) e conheça Islington, uma vibrante área com muitos pubs, clubs e bares-Saindo da estação de metrô, você já estará na Upper St., onde já começa o movimento.


Beijão e até a próxima :)

2 comentários:

  1. Camilla,
    Voce está de parabéns pela forma e bom gosto que publicou a matéria sobre Londres, podemos sentir que estamos passeando pelas ruas, passando pelos monumentos, enfim, fazendo parte deste grande tour pela cidade.
    Acredito ser de grande valia a informação para quem quer viajar para Londres, podendo fazer um roteiro antecipado aos lugares para visitação.
    Deus de abençoe.
    Beijos do papai e da mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Eeeeeei... sumi um cadinho mas estou de volta. Não li tudo, mas ponho das palavras do papai as minhas.
    Cidade linda, LIMPA.... deu até vontade de conhecer. hehehe

    Bjs
    Larissa

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, volte sempre :)
Beijão!