quinta-feira, 16 de maio de 2013

Queima das fitas 2013, Coimbra

Oi minha gente :)
Tudo certinho?

Hoje trago pra vocês a cidade de Coimbra.
Coimbra é uma cidadezinha universitária aqui de Portugal, lembra-me muito Alegre (com cerveja barata)!

No começo de maio teve a semana acadêmica lá, é tipo uma semana para comemorar a formatura. MAS aqui é totalmente diferente do Brasil...vou tentar explicar:
Durante toda a semana há festas pela rua, a cidade praticamente pára! É formando para todo lado, muita bebida e diversão. Cada dia tem uma programação diferente, todos da cidade e visitantes participam, é um evento aberto e de graça.
Toda noite há shows no pavilhão de eventos, esse sim é pago, MAS nada muito caro, estudantes e jovens têm descontos (acho que paguei 5 euros por uma noite) :D

A festa reúne todos os cursos, é uma festa grande para todos os formandos!
O traje deles é bem típico, estilo Harry Potter, com capa preta e tudo (uma curiosidade: o uniforme do livro foi inspirado nos daqui de Portugal, pois ao escrever o primeiro livro de Harry Potter, a escritora, estava numa biblioteca de Porto).

Não fiquei a semana toda lá, mas curti um final de semana. No sábado teve uma festa muito legal, cada curso tinha seu caminhão alegórico, que saia pela rua dando bebidas e comida para o povo (free).
Além disso, os formando usavam cartolas e bengalas, dos quais as pessoas podiam dar umas bengaladas em sua cabeça para desejar sorte (adorei isso, até encomendei minha cartola..hehe...ah, as cores variam de acordo com o curso).

A maior queima das fitas é a de Coimbra, isso ninguém pode negar, talvez por ser uma cidade universitária ou por ter umas das universidades mais antigas do mundo, sei lá...só sei que me diverti bastante. E para quem gosta de fara, super recomendo a cidade nessa época do ano.
Em Porto também há uma grande festa de queima das fitas, mas eu não fui, pois foi na mesma data. Nas de mais cidades portuguesas a semana acadêmica não é tão festiva.

A queima das fitas acontece todo ano (entre abril/junho). De Lisboa à Coimbra são 3h de viagem, você pode ir de autocarro (Rodoviária, estação Jardim Zoológico, linha azul) ou de Comboio (Estação Oriente, linha vermelha), as passagens variam entre 11-17euros. Há vários horários durante o dia para Coimbra. Eu prefiro ir de autocarro, além de ser mais barato (tem desconto para jovens e estudantes), acho mais confortável.

A queima das fitas é uma tradição daqui: todo ano o aluno ganha um fita e no final do curso, eles a queimam (literalmente, tipo põe fogo mesmo...hehe). Não sei colé dessa tradição (será que o google, sabe?! hehe)

Nas fotos, mostro um pouquinho de tudo, espero que goste...
E aos formandos 2013, BOA SORTE :)
 





 

Beijão e até a próxima :)

2 comentários:

  1. Poxa...se divertir, beber e comer sem pagar nada???? Não tem nada melhor (hehehehee).
    Parece bem legal mesmo...aparentemente as pessoas vão parar brincar, descontrair e festejar mesmo. Nada de violência.
    ESTÃO VENDO BRASILEIROS...BRINCAR, DECONTRAIR E FESTEJAR SEM VIOLÊNCIA.

    Muito bom, mana. Nas expectativas pela sua vinda.

    Bjs.

    Fica co Deus

    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero voltar mais não
      kkkkkkkk


      beijão

      ps: lari dando lição de moral no meu blog..kkkk

      Excluir

Obrigada por comentar, volte sempre :)
Beijão!